Todos atentos ao céu este sábado: Super Lua Cheia

Olá amigos bioleitores. Não, ainda não estamos de volta totalmente. O blog ainda está em fase de transição. Melhorias quanto a ele já foram estudadas e discutidas e neste final de semana estarão sendo finalizadas. Provavelmente, próxima semana já estaremos de volta e de cara nova!

Achei importante compartilhar com vocês esta notícia, que está me pondo louca desde ontem. rsrs Estou hiper nervosa esperando a noite chegar para tirar muitas fotos.

“Fenômeno “Perigeu Lunar” tem lugar este sábado, 19 de Março. A Lua atinge o ponto máximo de um ciclo e, desta vez, atinge a menor distância da Terra dos últimos 20 anos.

É já no sábado que a Lua vai estar mais próxima da Terra, dando origem a uma “super Lua cheia”. Este satélite natural vai chegar à menor distância da Terra dos últimos 20 anos e poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa.

Nelma Alas Silva, do Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) explica ao JPN que “quando a Lua se encontra na ponta da elipse mais próxima da Terra está no perigeu e quando se encontra na ponta da elipse mais afastada da Terra dizemos que se encontra no apogeu”. Segundo Nelma, “a Lua cheia do próximo sábado quase coincide com o perigeu da Lua”. Isto porque a “super Lua cheia” acontecerá pelas 18h10 e o perigeu apenas uma hora mais tarde, pelas 19h10.

As luas cheias que acontecem perto do perigeu são frequentes. “A do dia 19 estará um pouco mais próxima – a distância entre a Terra e a Lua será de 356 577 quilómetros, enquanto que a média dos perigeus durante 2011 será de 361 561 quilómetros”, diz Nelma Alas Silva.

Apesar de muitos considerarem que o perigeu está directamente relacionado com alterações atmosféricas, Nelma afirma ser uma informação “completamente falsa”, uma vez que “o perigeu da Lua nada tem a ver com fenómenos meteorológicos que são, na sua maioria, fenómenos atmosféricos”.

Se as condições metereológicas o permitirem, a Lua “poderá observar-se com facilidade, de qualquer local, durante toda a noite”, explica.”

FONTE: Jornalismo Porto Net / JPN

Todos os créditos da matéria ao site: jpn.icicom.up.pt/

Então, hoje a noite todos com câmeras prontas o/

Beijos e bom fim de semana.

Post by: Alzira Farias

Explore posts in the same categories: Notícias

Tags: , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: