Proposta de redação do Enem como forma de reflexão da sociedade atual

Final de semana passado, como todos sabem, foram realizadas as provas do ENEM. Isso não é novidade, já que os erros cometidos na impressão da prova mais uma vez repercutiram em todos os meios de comunicação. Erros a parte, achei muito interessante o tema proposto para a redação. Um blog como o nosso, não poderia deixar passar a oportunidade de debater um assunto que não deveria ser alheio a nenhum cidadão. Todos temos direito a saúde, moradia, alimentação, educação de qualidade, e sim, UM EMPREGO DIGNO.  A partir da proposta de redação, coloquei-me no lugar de todos os estudantes que realizaram a prova e redigi esse texto. Abro aqui um espaço para que possamos debater, discutir e analisar o tema. (já que o texto abaixo trás apenas a minha opinião) Aos que quiserem compartilhar conosco suas redações, sintam-se a vontade. BIOGALERA a favor dos direitos de todos.

O trabalho na Construção da Dignidade Humana

Por Alzira Farias

Desde os primórdios da humanidade, tem-se conhecimento do termo trabalho, partindo da ideia que trabalho é uma função exercida em benefício próprio e dos demais. Enquanto vistos como todos iguais, o trabalho integra os homens à sociedade que fazem parte, porém, quando ele parte de uma hierarquização, ele os nivela, criando assim uma série de injustiças sociais: muitos trabalhando a serviço do bem estar de poucos.

Atualmente, condena-se todo e qualquer tipo de atividade que deprede o direito de liberdade de qualquer ser humano, mas nem sempre foi assim. Ainda hoje a humanidade carrega em sua história as marcas de sociedades injustas e escravocratas. No Brasil, até 1888, era comum a prática da venda livre de pessoas, prática essa, que cerceava a liberdade das mesmas, que eram mantidas como animais em senzalas e obrigadas a trabalhar de sol a sol, recebendo em troca de seu esforço humilhações e castigos físicos, tudo isso por um simples fator genético: a presença de quantidades maiores de melanina em seu sangue, ou seja, por serem negros.

Tamanha degradação à dignidade humana no exercer de seus trabalhos, vem se acumulando com o passar dos anos: índios, negros, mulheres, judeus, imigrantes, etc… quantos destes tiveram que sofrer, para que hoje o mundo percebesse que dignidade tem mais haver com caráter, do que com a cor de pele, religião, sexo ou raça? Enquanto as algemas invisíveis que ainda prendem o mundo atual a velhos conceitos não forem quebradas, será comum ligar a televisão e ver crianças sendo exploradas e homens sendo submetidos a trabalhos exorbitantes, castigos físicos e humilhações por um simples prato de comida.

O primeiro passo já foi dado, os Estados Unidos já possuem o primeiro presidente negro da história do País, Barack Obama, e no Brasil, a primeira presidente eleita Dilma Rousseff, está prestes a assumir o cargo. Não se pode apagar os erros do passado, mas com certeza pode-se construir um futuro mais justo e digno para todos.

Direitos Humanos

Todos por um mundo melhor.

Bom final de semana.

Beijos

post by: Alzira Farias

 

Explore posts in the same categories: Cidadania, Notícias

Tags: , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “Proposta de redação do Enem como forma de reflexão da sociedade atual”

  1. Thaty Says:

    Texto perfeito. Apesar de tantas mudanças ainda existem pessoas que se julgam melhores utilizando como base pra isso, critérios ridículos como opção sexual,raça e classe social. Sou melhor pq sou branca? Pq sou heterossexual? Pq sou rica? Pessoas assim derrubam a frase “ngm é melhor q ngm”, pois ao se afirmarem melhores acabam mostrando o quanto são vazias e insignificantes.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: