Belezas Naturais do Piauí

Bom gente, hoje 19 de outubro de 2010, é dia do Piauí. Pra quem ainda não sabe, nós escritores do biogalera, somos residentes deste estado. Hoje assistindo a um canal local, pude ver várias homenagens a ele e uma delas me tocou profundamente. Ela mostrava as belezas naturais que o estado possui, e me desculpem a falsa modéstia, não são poucas. Se a respeito do que falam pelo Brasil a fora, o Piauí é um estado pobre em educação, saneamento e saúde (coisas que deveriam ser reivindicadas pelos nossos representantes, que assim como  a maioria dos representantes de outros estados, não desempenham sua função com competência) ele é rico em hospitalidade, vontade de mudança e belezas naturais. O turismo no estado cresceu absurdamente de uns tempos pra cá , e é ele um dos principais responsáveis pela movimentação da economia do estado. Quem nunca veio passar férias no Piauí? Se não veio, após ler este post garanto que pensará duas vezes antes de viajar para outro lugar nas férias que não seja o Piauí.

Em vermelho o estado do Piauí

Piauí é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a noroeste da região Nordeste e tem como limites o oceano Atlântico (N), Ceará e Pernambuco (L), Bahia (S e SE), Tocantins (SO) e Maranhão (O e NO). Ocupa uma área de 251.529 km² (pouco maior que o Reino Unido) e tem 3.032.421 habitantes. Sua capital é a cidade de Teresina.

Eu poderia passar horas falando de tudo de bom que o estado possui, mas o post ficaria imenso e vocês entediados. Como dizem que uma foto fala mais que mil palavras, colocarei as fotos com uma breve descrição e deixarei que vocês tirem suas conclusões ok?

Vista aérea da cidade de Parnaíba

  • Parnaíba é segundo município mais populoso do Piauí, perdendo apenas para a capital Teresina. É um dos quatros municípios litorâneos do Piauí. E é a cidade que nós moramos.

Lagoa do Portinho

  • Cercada de dunas que se movimentam com a ação dos ventos, a Lagoa do Portinho é um dos mais belos cenários da natureza turísticas Piauiense. Suas águas escuras contrastam com as areias brancas, a vegetação e um Olho Dágua surge para dar vida à lagoa. Ideal para a pratica de esportes náuticos, como o Jet Ski e o Windsurf, a Lagoa do Portinho possui em suas margens barzinhos aconchegantes e uma Colônia de Férias com opções de hospedagem, alimentação, entretenimento e passeios de barco.

Usina Eólica na praia Pedra do Sal

Vista aérea da praia Pedra do Sal

  • A Pedra do Sal é dividida em duas partes: o lado Manso e o lado Bravo. O lado Manso tem poucas ondas, é de baixa movimentação e boas condições para pescaria e descanso. O lado Bravo é útil para esportes radicais como surf e asa delta. É a mais frequentada por turistas.

Delta do Parnaíba

Vista aérea do Delta do Parnaíba

  • Delta do Parnaíba está situado entre os estados brasileiros do Piauí e do Maranhão. É o único das Américas e um dos únicos do mundo em mar aberto. Formado pelo Rio Parnaíba, que tem 1.485 km de extensão, o delta do Parnaíba abre-se em cinco braços, dos quais quatro no Maranhão e apenas um no Piauí, envolvendo mais de 70 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante, cheia de dunas,mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região do Piauí e Maranhão.

Parque Nacional de Sete Cidades

Parque Nacional da Serra da Capivara

  • Sete Cidades – É de uma beleza exuberante, suas várias formações rochosas de diversos nomes, tamanhos e formas, algumas muito altas, lembram castelos, edifícios, muralhas, pessoas, animais, mapas e objetos, é um mundo em pedras, além de maravilhosos banhos (riachos, piscinas naturais) e uma linda cachoeira, pode-se encontrar também uma grande variedade de animais silvestres e inscrições rupestres de origem desconhecida.
  • Serra da Capivara – Patrimônio Cultural da Humanidade – UNESCO. Contém a maior quantidade de pinturas primitivas sobre rocha do mundo. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré–históricos. Os artefatos encontrados apresentam o registro do homem há 50.000 anos.

E outros lugares lindos como a praia de Macapá, a praia de Barra Grande, Cachoreira do Urubu, entre outros.

 

Praia de Macapá - Piauí

Praia de Barra Grande

 

Post by: Alzira Farias

Fonte: Wikipédia, Istoepiaui.blogspot.com (colunista Antonio de Deus), deltadoparnaiba.com.br (Morais Brito – Viagens e Turismo)

Beijos.

Explore posts in the same categories: Ecologia, Notícias, Turismo

Tags: , , , , , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

7 Comentários em “Belezas Naturais do Piauí”

  1. Andréa Says:

    Noossa que lugar lindo! 🙂

  2. Thaty Alves Says:

    Perfeito… o nosso Piauí de fato é um lindo lugar, pena que muita gente insiste em olhar apenas para o lado ruim.

    Brasil, Nordeste, Piauí, Parnaíba. Paixões.

    • reguna bomfim Says:

      Esse Brasil me faz chorar de encantos mil. Se Deus dono de todas essas belezas permitir.irei nesses lugares. bjssss

  3. Antonio Carlos Says:

    Piuaí..Parnaíba entre outras mil és tu Brasil o lugar mai lindo do mundo Parnaíba tu é tambem um paraíso.

  4. simoni Says:

    bom foi muito legal eu gostei muito acchei o maximo adorei a homenagem que fizeram ao piauí foi maravilhoso é muito legal o texto que fizearm é piauí arrasou ta muito bom bjs …simoni

  5. Ana Camila Says:

    Lugar melhor q esse não há… Parnaiba minha terra, minha vidaa e de muitos outros q estão aí a fora.


Deixe um comentário