Ibama apreende animais silvestres em Parnaíba

Olá Biogalera acabo de ler uma notícia muito triste sobre apreensão de animais silvestres aqui no Piauí.Acho esse fato muito triste, é impressionante como há pessoas que lucram com esse tipo de coisa.Quando será que as pessoas vão se conscientizar que caçar e vender animais silvestres é ilegal e vai contra todas as formas de liberdade dessas aves.Enfim acho que isso só pode mudar quando as pessoas que compram essas aves se conscientizarem e pararem de “abastecer” esse tipo de mercado …assim se não há compradores não a caça ilegal.

O Ibama do Piauí apreendeu em Parnaíba, mais de 200 animais silvestres que seriam comercializados ilegalmente em feiras do estado.

Os animais foram apreendidos em uma feira livra e em três residências de Parnaíba, litoral do Piauí. A maioria estava em condições precárias. Algumas gaiolas pequenas tinham até oito pássaros. Muitos não resistiram ao percurso até Teresina.

Durante a operação, seis pessoas foram autuadas e multadas e dois homens foram presos, em flagrante, acusados de tráfico de animais silvestres. Para evitar a morte de alguns animais, rapidamente eles foram alimentados e separados por espécies, em viveiros maiores, no Ibama de Teresina. Em menos de 15 dias, o Ibama fez duas grandes apreensões no Piauí. A quantidade de animais no centro de triagem é tão grande que não há mais espaço. “De imediato, nenhum está em condição de retornar, em virtude de terem chegado muito debilitados, com fome, com sede, muito mal acomodados. Depois que a gente recuperar estes animais veremos os que podem ser soltos na natureza”, explica o veterinário José Lacerda Luz. No total, o Ibama aplicou R$ 133 mil em multas.

Quem quiser saber mais notícias e só acessar:http://jornaldaparnaiba.blogspot.com/2010/06/ibama-apreende-animais-silvestres-em.html

O comércio ilegal de animais silvestres é a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro sujo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.

O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido a sua imensa diversidade de peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios e outros.

As condições de transporte são péssimas. Muitos morrem antes de chegar ao seu destino final.
Filhotes são retirados das matas, atravessam as fronteiras escondidos nas bagagens de contrabandistas para serem vendidos como mercadoria.

Todos os anos mais de 38 milhões de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu hábitat no país, sendo 40% exportados, segundo relatório da Polícia Federal.

O que podemos fazer :

Não compre animais silvestres. Ter espécie nativa em cativeiro, sem comprovação da origem do animal, é crime previsto em lei.

Cada indivíduo capturado faz falta ao ambiente e também os descendentes que ele deixa de ter.

Também não compre artesanatos feitos com partes de animais, como penas coloridas.

Seja vigilante. Se presenciar a venda na feira livre ou depósito de tráfico, avise a polícia. Informe dados precisos da ocorrência.
Denúncias ao IBAMA através da Linha Verde Tel. 0800 61 8080.

Se te oferecem um animal na beira da estrada, não compre e repreenda o vendedor dizendo que isso é crime e que ele procure outra atividade que não lhe cause problemas com a lei.

Os pássaros nascem para ser livres e não presos ao stress e tédio do restrito espaço de uma gaiola. Afinal para que foram feitas as asas dos pássaros ?

O animal que vive preso, perde a capacidade de sobreviver e se defender sozinho e não pode ser solto na natureza sem o acompanhamento de um especialista.

Quando decidir ter um animal de estimação, lembre-se que existem milhares de cães e gatos abandonados aguardando a chance de uma adoção. Consulte a prefeitura da sua cidade ou entidades de proteção animal.

Somente a conscientização da população poderá desestimular este comércio ilegal e proteger o direito à vida e liberdade dos animais.

Vamos combater o tráfico de animais silvestres.

Se ninguém compra, ninguém vende, ninguém caça.

Extinção às gaiolas !!!

Fonte:Jornal da Parnaíba

Bye:Jack Araújo!!!

Anúncios
Explore posts in the same categories: Notícias

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: