Transporte sustentável: carros melhores ou simplesmente menos carros nas ruas?

  

Quando se discute sobre como melhorar o transporte para criar um futuro sustentável, existem duas abordagens: aqueles que acham que não é necessário mudar os hábitos de uso dos automóveis, mas torná-los menos poluidores (ou até com emissão zero de carbono); e os que defendem que as cidades tenham menos carros e mais espaços para a convivência humana.  

Mas qual destas alternativas aponta realmente para a sustentabilidade?  

 Um artigo recente da Grist menciona alguns pontos interessantes em torno desta questão.  
Um dos mais importantes está relacionado ao uso da terra: o problema da dependência dos carros não reside apenas na poluição que geram, mas no desenvolvimento urbano que promovem.   
Para que as pessoas continuem dirigindo na frequência atual, é preciso disponibilizar mais espaços viários e mais estacionamentos, o que inevitavelmente reduz os locais para o desenvolvimento de espaços públicos.
 
Segundo o artigo, os fabricantes de automóveis asseguram que as pessoas desejam ter mais carros, modelos maiores e mais potentes. 

Mas é provável que isso não seja de todo verdade.  

Muitas pessoas não querem mudar seu estilo de vida e preferem continuar dirigindo seus carros. No entanto, o corpo e a mente pedem o contrário.  

Apesar de haver poucos estudos sobre o impacto dos engarrafamentos sobre a saúde e a disposição da população, recentemente foi comprovado que o contato diário com espaços verdes é positivo para o humor e o bem-estar mental.  Acho que ninguém duvida disso…

Basta observar a qualidade de vida das pessoas que vivem perto de espaços públicos com maior contato humano para entender que as pessoas apreciam mais este tipo de experiência do que dirigir por vias expressas.  

Como sempre, não se trata de iniciar uma guerra contra o automóvel, mas simplesmente de repensar a relação que temos com a tecnologia e não nos guiarmos por preconceitos. 

E você, adere a estas idéias ou defende o uso do carro? Dê sua opinião. 

 Fonte:Planet Green

By:Jack Araújo!!!

Anúncios
Explore posts in the same categories: Notícias

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: