Governo e empresas do Brasil declaram guerra aos sacos plásticos. E celebram resultados.

Em 5 de junho de 2009, no Dia do Meio Ambiente, o Ministério do Meio Ambiente do Brasil lançou a campanha “Saco é um saco”, com o objetivo de conscientizar a população sobre os efeitos do uso excessivo de sacos plásticos.
 
A campanha foi realizada em parceria com redes de supermercado, empresas e instituições que defendem o consumo consciente. O resultado: em 2009, 600 milhões de sacos plásticos deixaram de ser utilizados no país.  

Diante do sucesso da iniciativa, a campanha pretende ir ainda mais longe.  

Carlos Minc, que deixou o cargo de Ministro do Meio Ambiente em 31 de março para se candidatar a deputado estadual pelo Rio de Janeiro, esteve promovendo a campanha no Rio e comentou que a meta para 2010 é de 1,5 bilhões de sacos. É uma pequena parcela dos 18 bilhões de sacos plásticos consumidos no Brasil anualmente, mas já é um progresso significativo.  

Como parte da estratégia da campanha, a rede de supermercados Walmart oferece descontos para pessoas que usam sacolas reutilizáveis em suas compras.  

Já o Carrefour foi ainda mais longe e anunciou recentemente que proibirá o uso de sacos plásticos em seus supermercados em quatro anos. 

Com ações deste tipo, o Brasil e suas empresas demonstram avanços na prática da sustentabilidade. Apesar de os sacos plásticos não serem os únicos vilões da luta ambiental, a educação para um consumo racional (de qualquer produto) é sempre um passo na direção correta.

Acho essa campanha maravilhosa. Tudo que é feito para melhorar o meio em que vivemos e como conseqüência nossa qualidade de vida é bem vindo. Embora a meta pra 2010 seja pequena (1,5bilhão) se fossemos levar em conta todos os sacos plásticos existentes, já seria um excelente resultado. É importante que nós nos desapeguemos desses métodos fáceis e comecemos a olhar mais para o planeta do que pra o NOSSO umbiguinho…  

Há propósito a imagem acima trata de um dos panfletos da campanha com a frase: “Enquanto você lê este anúncio, 17 mil sacos plástico foram parar na natureza. Quantos eram seus?”. “Saco é um saco”.  

Fonte:Planet Green

By:Jack Araújo

Anúncios
Explore posts in the same categories: Notícias

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: