Desperdício de água: um problema sério

Oi gente, hoje a tarde eu estava assistindo o Jornal Hoje (adoro) e vi uma matéria muito bacana sobre desperdício de água. Todo mundo já está cansado de saber a importância da água para o ser humano e que se nós não nos reeducarmos podemos ficar sem ela um dia, mesmo assim a população continua com o desperdício. Mas como nunca é tarde para fazer o que é certo, vamos continuar na campanha para que as pessoas se conscientizem e que utilizem esse recurso natural tão essencial à nossa existência de modo responsável.

São medidas simples mas que podem fazer toda a diferença. Aquele pinga -pinga da torneira ou do chuveiro por exemplo pode evitar um desperdício equivalente a o que uma família de quatro pessoas consome de água pra beber durante 33 anos. Escovar os dentes com a torneira fechada, evitar ficar lavando calçadas…

Pelas contas da ONU uma pessoa vive muito bem se usar 110 litros de água por dia para consumo e higiene. Mas cada brasileiro chega a gastar mais de 200 litros diariamente.

Isso é um absurdo gente! Ainda que vocês não tenham esse tipo de atitude é preciso que ainda assim, vocês conscientizem seus amigos, parentes, conhecidos etc, que por ventura tomem atitudes como essas.

Aqui abaixo segue uma lista com algumas dicas para evitar o desperdício:

Economize no banheiro

As bacias sanitárias com caixa acoplada gastam, em média, 12 litros de água a cada vez que a descarga é acionada. Se você tem em sua casa descargas desse tipo e usa o banheiro cinco vezes por dia, gasta 60 litros de água diariamente.

Existe, porém, uma maneira simples de reduzir este gasto, colocando uma garrafa PET (aquelas de refrigerante) de dois litros, cheia de água, dentro da caixa d’água da bacia. Com isso você economiza dois litros por descarga ou 10 litros por dia.

Se esta prática for adotada em todos os banheiros da casa em que habita uma família de quatro pessoas, essa economia será de 40 litros por dia. Em um ano, essa água poupada é suficiente para matar a sede de 20 pessoas durante o ano inteiro.
E não se esqueça de nunca usar o vaso sanitário como lixeira, pois cada vez que você aciona a descarga para se livrar de papéis ou pontas de cigarro joga fora sem necessidade água limpa e tratada.

Elimine os vazamentos

Um buraco de 2mm (um pouco maior do que a cabeça de um alfinete) em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia. Essa quantidade de água, além de ser um gasto totalmente desnecessário, seria suficiente para suprir as necessidades de água para beber de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e um mês. Em um mês, o desperdício desse pequeno vazamento pode chegar a 96.000 litros, suficientes para suprir as necessidades de água potável dessa família por quase 33 anos.

Não deixe uma torneira pingando

Esquecer uma torneira pingando ou adiar o conserto de um pinga-pinga são atitudes comuns. No entanto, uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar em um dia 46 litros d’água. Em um ano, esse desperdício chega a 16.500 litros. Se 10.000 famílias evitassem deixar uma torneira da casa pingando, a água economizada em um ano poderia abastecer toda a população de São Luís, capital do Maranhão, durante um dia.

Use a vassoura, e não a mangueira, para varrer a calçada

Cada vez que a mangueira fica ligada por 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Isto significa que, se você lavar a calçada uma vez por semana, mais de 14 mil litros de água vão para o bueiro da rua – por ano.

Em 20 anos, esse gasto sobe para mais de 290 mil litros. Quantidade suficiente para suprir as necessidades diárias de água – para beber – de 145 mil pessoas.

Para manter a calçada limpa, é suficiente varrê-la. Se for o caso dá para combinar a técnica do pano umedecido com um enxágüe rápido. E aqui é possível usar um balde com água já utilizada na lavagem de roupa, por exemplo.

Use os dois lados de uma folha de papel

Você já deve ter escutado que, ao economizar papel, está colaborando para com o meio ambiente, pois evita a produção de resíduos e a derrubada de árvores. No entanto, ao adotar essa prática, você estará também economizando água. Para se produzir um quilo de papel são necessários 540 litros de água.

Diminua o tempo do banho

Se você mora em apartamento e seu banheiro tem ducha, gasta em média 160 litros de água durante um banho de 10 minutos. Mas pode tentar diminuir esse tempo fechando o chuveiro para se ensaboar ou lavar os cabelos. Assim, economizará em um ano cerca de 30 mil litros de água.

Se 60 famílias de um condomínio fizerem a mesma coisa, em um ano serão poupados sete milhões de litros de água, o suficiente para encher quase três piscinas olímpicas. Se 5000 famílias adotarem o mesmo hábito, a água economizada em um ano é equivalente à quantidade que cai nas Cataratas do Iguaçu durante cinco minutos.

O Instituto Akatu tem outras dicas para que você economize dentro de casa e no trabalho. Usando a água de forma consciente, você colabora com o meio ambiente e também com o seu bolso. Visite o site www.akatu.org.br.

Vamos evitar o desperdício de água!

Fonte: Jornal Hoje

Post by: Alzira R. Farias

Anúncios
Explore posts in the same categories: Ecologia, Notícias

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: