Conhecendo melhor um Jabuti

Olá Bioleitores, peço desculpas pela ausência, mas é porque eu estava viajando no final de semana. E meu post de hoje é justamente sobre algo ou melhor, sobre um bichinho que eu tive a oportunidade de conviver nesses últimos 3 dias. O Jabuti.

Ouvir falar nele claro que todo mundo já ouviu falar, mas ver de pertinho, conviver, alimentar… foi uma experiência nova pra mim. E é isso que eu quero compartilhar com vocês.

jabuti é a designação vulgar dos répteis do género Chelonoidis da ordem dos Quelônios, da família dos testudinídeos. O gênero mudou de Geochelone para Chelonoidis.

São encontradas duas espécies de jabuti nas matas brasileiras, que residem desde o nordeste (subespécie) até ao sudeste:

  • jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) pode ser encontrado pelo Nordeste, Centro-oeste,Sudeste e Sul do Brasil, e
  • jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata), menos comum, pois só existe na região amazônica(florestas densas).

São animais que possuem casco convexo — carapaça bem arqueada — e pernas grossas. A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Funciona como uma caixa protetora na qual o animal se recolhe quando molestado. É revestido por escudos (placas) córneas. Os jabutis podem chegar aos 70 cm de comprimento aos 80 anos — aproximadamente o seu tempo de vida, mas também podem atingir os 100 anos.

O jabuti-piranga é de colorido mais vivo que o jabuti-tinga. O primeiro possui duas variedades: os que habitam a caatinga nordestina possuem cabeça vermelha e escamas vermelhas nas patas, enquanto a outra tem cabeça amarela e escamas vermelhas nas patas. O peso do C. carbonaria — cabeça e patas vermelhas — pode chegar em torno de 18 kg, enquanto a outra (cabeça amarela) pode chegar aos 40 kg. Há uma semelhança muito grande entre o carbonaria de cabeça amarela com a C. denticulata, a diferença é que o denticulata tem cabeça e patas amarelas, nariz preto e coloração mais clara.

A carapaça do jabuti é ligeiramente alongada, alta e decorada com um padrão em polígonos de centro amarelo e com desenhos em relevo. Acabeça e as patas retrátil estão cobertas por escudos vermelhos e negros, e amarelos e negros na sua subespécie do nordeste. Os machos são menores que as fêmeas, machos em média com 30 centímetros, e fêmeas com 35 centímetros a 50 centímetros, máximo de 40 a 50 centímetros. O plastrão é reto ou convexo nas fêmeas e côncavo nos machos, justamente para encaixarem nas fêmeas por ocasião da cópula.

ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS

A alimentação do jabuti é feita principalmente à base de frutos mas os jabutis são animais onívoros, ou seja, se alimentam de quase qualquer substância orgânica. Costumam comer carne, frutas doces, verduras e legumes. Possuem hábitos diurnos e gregários (vivem em bandos) e passam o tempo em busca de alimento, especialmente os de cores vermelhas e amarelas. Os jabutis não possuem dentes. No lugar deles, há uma placa óssea que funciona como uma lâmina.

Sua maturidade sexual situa-se entre os 5 e 7 anos. O tempo para incubação de ovos varia de seis a nove meses. A quantidade de ovos em uma postura varia de 5 a 10 ovos sendo que a subespécie tem uma postura maior, de 10 a 15 ovos. Tempo de vida em torno de 80 anos.

Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudinata
Família: Testudinidae
Gênero: Chelonoidis
Espécie: C. carbonaria

O Jabuti que eu me apaixonei durante minha viagem era Fêmea e o nome dela é Flesha (feminino de Flesh, por que achei ela muito rápida) rsrs e ela tinha por volta de 32 cm. Eu fiz até um video dando comida pra ela, depois colocarei aqui.

Eu alimentando uma Jabota

Flesha comendo casca de feijão verde

Por essas e outras que eu quero criar um Jabuti! rsrs

Fonte: Wikipedia

Post by Zirah Farias.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Herpetologia, Zoologia

Tags: , , , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

4 Comentários em “Conhecendo melhor um Jabuti”

  1. Kássio castro Says:

    hahahahahhaa…
    Muito legal a flesha….rsrsrrss
    Vê se põe o video mesmo né…..rsrsrss

  2. erica Says:

    nhonnnnnnnnn q fofoooooo adorei a matéria

  3. Hermeson Says:

    ta massa o flesha!!!! gostei.

  4. lucas Says:

    eu adoro jabutis eu tenho 2 duas jabotas


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: