Nelumbo nucifera Gaertno ou Lotus sagrado

Observando que o Biogalera ainda é muito carente em assuntos relacionados a botânica e mantendo contato com alunos de biologia de outros países recebi algumas informações de uma planta cultivada em meio aquático de uma beleza fora do comum, nativa da Ásia que é a Nelumbo nucifera, ou vulgarmente conhecida como Lótus, Flor-de-Lotus, Lótus sagrado ou Lótus da Índia.

Fotografia da Nelumbo nucifera cultivada nos campos da Universidade de kuban em Krasnodar, Rússia. cedida por uma aluna da mesma

Nelumbo nucifera é uma planta aquática da gênero Nelumbo, conhecida vulgarmente como lótus ou flor-de-lótus. Apesar disto, esta planta não integra a família Nymphaeaceae (Nymphaeales), onde estão classificados a maioria dos lótus, fazendo parte da família Nelumbonaceae (Proteales). Esta classificação foi revista para separar as Lótus dos Lírios aquáticos (como a Nymphaea caerulea), plantas de morfologia e ciclos totalmente diferentes.

Trata-se de uma planta nativa da Ásia, habitante de cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos. Produz belas flores rosadas ou brancas, grandes e com muitas pétalas.

Fotografia de nelumbo nucifera cultivada nos campos da Universidade de Kuban em Krasnodar, Rússia. cedida por uma aluna da mesma.

Ela tem uma grande iimportância médica, visto que ela é indicada em  afecções respiratórias, estomacais, intestinais e uterinas, alívio da menopausa. Tem propriedades: antidiarreico, antiinflamatória, antitussígena, emoliente catarral.

Sua simbologia é uma de suas virtudes mais apreciadas: é associada à pureza e ao renascimento. Uma das flores mais belas nasce em meio à lama, inspirando um caminho de purificação e de transcendência em relação a tudo que é considerado impuro no mundo. Segundo o Budismo, Buda teria nascido embalado por uma folha de lótus, e logo ao nascer teria caminhado sobre a água, e de cada passo seu, teria brotado uma flor desta espécie.

Espero que tenham gostado de conhecer a Nelumbo nucifera e agradeço à Nelly, estudante de biologia da Universidade de Kuban em Krasnodar, Rússia. que nos cedeu as fotografias dessa planta de beleza tão exuberante.

Fonte: http://www.jardimenteogeno.com/

By Kássio de castro

Anúncios
Explore posts in the same categories: Botânica, Ecologia, Notícias

Tags: , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: