Veneno da Jararaca no controle da hipertensão arterial
Uma pesquisa do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) pode revolucionar o controle da hipertensão arterial, mal que atinge pelo menos 30 milhões de brasileiros e 600 milhões de pessoas em todo o mundo. O estudo feito por Claudiana Lameu, que também é pesquisadora do Instituto Butantan, de São Paulo, encontrou no veneno da cobra jararaca, presente em boa parte do Brasil, um novo tipo de peptídeo potencializador de bradicinina (BPP) — substância capaz de controlar a hipertensão arterial —, que teria a vantagem de não apresentar efeitos colaterais.
Os atuais medicamentos disponíveis no mercado já são baseados em BPPs, mas agem na inibição de uma substância conhecida como enzima conversora de angiotensina (ECA) — ou seja, atuam na diminuição de substâncias causadoras do aumento da pressão arterial. Em contrapartida, a diminuição dessas substâncias causa uma elevação da frequência cardíaca, o que dificulta o tratamento de muitos pacientes.
Já o peptídeo descoberto por Claudiana tem uma ação completamente diferente, e mais eficaz. Ele age nos barorreceptores, agentes que regulam a pressão, impedindo, por exemplo, que ela caia bruscamente quando nos levantamos, ou suba excessivamente quando praticamos exercícios. Com a ação do peptídeo estudado pela farmacêutica paulista, esses barorreceptores ficam mais sensíveis, controlando com mais eficácia as variações na pressão arterial.
Fonte: http://www.butantan.gov.br/portal/Pesquisa/Not%C3%ADcias/NoticiasPesquisaWindow?id=1135&action=2
By Kássio de Castro
Explore posts in the same categories: Bioquímica, Genética, Herpetologia, Notícias, ZoologiaThis entry was posted on 11/05/2010 at 11:21 AM and is filed under Bioquímica, Genética, Herpetologia, Notícias, Zoologia. You can subscribe via RSS 2.0 feed to this post's comments.
Tags: barorreceptores, Bioquímica, bothrops, butantan, controle da hipertensão arterial, estudo genético, herpetofauna, Herpetologia, hipertensão arterial, peçonhenta, peptídeo potencializador de bradicinina, serpentes
You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.
Deixe um comentário