Faltam aterros sanitários no Brasil,diz série especial do Jornal Nacional.

Essa semana o Jornal Nacional apresentou uma série sobre Lixo e eu particularmente achei bastante interessante. Nesta série especial,o assunto principal era a ameaça ambiental do lixo.Durante esta série vimos como alguns países estão fazendo para reaproveitar os resíduos. Mas, aqui no Brasil, faltam lugares adequados pra depositar esses rejeitos.

È impressionante como em pleno século XXI ainda temos sérios problemas com o lixo. E a meu ver o problema não esta somente com os governantes do nosso pais que não “cuidam” do lixo ,mas também com a população que sabendo diversos problemas que o lixo pode causar ,não tomam nenhuma precaução ou atitude. Se TODOS colocassem o seu lixo no lugar apropriado já seria de grande ajuda.

Durante a reportagem o repórter Paulo Renato Soares mostrou a diferença enorme que existe entre um aterro sanitário decente e um lixão comum das nossas cidades.

Uma frase que me chamou bastante atenção foi quando o repórter falou: Botar o lixo pra fora de casa é uma tarefa tão corriqueira que nem perguntamos o que acontece depois. “Para onde vai, eu não sei”.

E isso realmente acontece. A montanha de lixo gerada todos os dias tem que ir pra algum lugar.E na maioria das vezes se quer sabemos para onde ele vai. E é aí que começa um grande problema. A maioria das cidades brasileiras não trata de maneira adequada os resíduos gerados pela população.

Segundo o último censo do IBGE, feito no ano 2000, em 64% dos municípios tudo é jogado em terrenos que não passam por nenhum tipo de controle: os lixões.

Os lixões são bastante preocupantes já que, acumulado a céu aberto, o lixo contamina o solo e também a água e pode provocar problemas de saúde até em populações que vivem longe dessas áreas. E mesmo depois que deixam de ser usados, os lixões representam riscos e podem acabar em tragédias. Como foi o caso a pouco tempo do desmoronamento que ocorreu na favela no Morro do Bumba, em Niterói, que desmoronou por causa das chuvas no início de abril,que tinha sido erguida na área de um lixão abandonado.

“O lixão é um local em que não tem um sistema de controle do que entra lá, podem entrar resíduos perigosos, podem entrar resíduos radioativos, etc.”.

Cuidar do lixo é um desafio enorme. Apenas 14% dos municípios brasileiros têm aterro sanitário, que não tem nada a ver com os lixões.

O que também me chamou atenção é o que acontece em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, há mais de sete anos. Sinceramente eu não sabia que existia projetos desse tipo no Brasil o que acontece por la é que antes de receber o lixo, o terreno passa por uma rigorosa preparação: um tipo de plástico muito resistente cobre o lugar para proteger o solo e as águas subterrâneas,em seguida, um sistema de drenagem é instalado para captar líquidos e gases gerados na decomposição,o lixo é depositado em camadas, sempre intercalando com argila e quando atinge uma determinada altura, o terreno não pode mais ser usado, então morro que se forma recebe outra manta plástica para impedir que a água da chuva espalhe os resíduos,por fim, a área recebe uma vegetação.

Eu  achei isso formidável (rsrs) acho que esse projeto devia ser aplicado em todas as cidades brasileiras. É importante ressaltar que o lixo bem cuidado, armazenado em condições que não agridem o meio ambiente, é questão fundamental de saúde pública, entre outros benefícios.

O importante e se conscientizar que o que não pode ser mais reaproveitado nem reciclado não precisa ficar enterrado e esquecido. Aterros sanitários também têm um grande potencial econômico.

Outro exemplo dado pelo repórter foi o chorume, um líquido escuro e poluente que sai do lixo, que vira água limpa de novo ao passar por um sistema complexo de filtragem. Só não pode ser usada para beber, mas isso é um mero detalhe não é?rsrsr

Em São Paulo, uma usina termelétrica aproveita os gases gerados na decomposição dos resíduos de dois aterros para produzir energia suficiente para o consumo de 800 mil pessoas

Mas para os pesquisadores ambientais, é preciso investir em outras tecnologias. Embora maior parte do Brasil, a preocupação ainda é com o básico. Lixo fora do lugar pode até matar.

Então galera está mais do que na hora de nos preocuparmos e principalmente nos conscientizarmos pelo menos do NOSSO lixo heim?!?!?!

Fonte:www.jornalnacional/globo.com.br

By: Jack Araújo

Anúncios
Explore posts in the same categories: Notícias

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: