Caranguejo-ermitão

Semana passada eu estava andando  na Praia do Coqueiro-PI e pude observar um animal esquisito, porém de uma beleza imensurável, era um bicho chamado caranguejo-ermitão. Ele é um crustáceo de abdome frágil e muito comum nas praias piauienses, aliás em todo o litoral brasileiro. Você possivelmente já encontrou um caranguejo-ermitão e não se deu conta, pois ela habita conchas vazias e quando parado ele é praticamente imperceptível. É importante salientar que ele sempre se apossa de um concha vazia de algum molusco, que por um motivo ou outro não habita mais aquela concha, detalhe: ele nunca vai desalojar um “morador”.

caranguejo-ermitão

Uma observação interessante desse bicho é que se sua concha estiver danificada ele vai a procura  de uma outra, com tamanho apropriado e em bom estado. Achada uma nova moradia, em segundos ele faz a mudança. E se ele não conseguir se adaptar à concha, voltaria ao antigo “lar”.

By Kássio de Castro


Anúncios
Explore posts in the same categories: Biologia Marinha, Ecologia, Zoologia

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “Caranguejo-ermitão”

  1. Zirah Farias Says:

    Eu acho essee bicho de uma inteligência muito linda gente! Como pode? iuheuihe fico apaixonada com essas coisas! Uma vez na semana da biologia la na universidade, eu tava fazendo um minicurso de “biologia marinha” com o prof Goes e a mulher dele a Lissandra.. e foi mágico! Ela falou desse bichinho, porque se não me engano foi sobre ele o mestrado ou foi doutorado delaa! Muitooo bonito ver uma coisinhas dessas na natureza!

  2. Says:

    muito massa continue assim


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: