Procedimentos recomendados em caso de encalhe de Cetáceos

Como nosso blog tem a responsabilidade de informar seu publico, aqui vai uma matéria de como proceder com um encalhe de um cetáceo, eu sei que não é do cotidiano encontrar e se deparar com um animal encalhado, mas sempre é bom saber como lidar com isso, para que assim se possa ajudar este animal encalhado de forma correta.

>> A primeira atitude a tomar quando se encontrar cetáceos encalhados estejam vivos ou mortos, é avisar os pesquisadores, procurando imediatamente a instituição local envolvida com a conservação de cetáceos.

>> Não se deve tocar ou mexer em animais encalhados para não colocar a própria saúde em risco. Agentes infecciosos podem ser transmitidos mesmo por animais aparentemente sadios. Além disso, o animal poderia machucar involuntariamente alguém ao bater as nadadeiras ou tentar movimentar-se.

>> Tentar empurrar um cetáceo de volta para a água é inútil e arriscado. Amarrar ou puxar o animal pela cauda ou pelas nadadeiras poderia matá-lo ou machucá-lo.

Se o animal estiver vivo, recomenda-se os seguintes procedimentos:
>> Se possível, fazer um abrigo simples para mantê-lo à sombra, usando, por exemplo, lonas ou lençóis apoiados em algumas estacas.

>> Manter o corpo do animal úmido, jogando água do mar ou aplicando toalhas de cor clara molhadas, sempre tendo o cuidado de não jogar água ou tapar o orifício respiratório e os olhos.

 

 

>> Cave buracos embaixo das nadadeiras para aumentar o conforto do animal.

 

 

 

 

 

>> Tome a iniciativa e seja o protetor do nosso paciente. Não deixe que a multidão o manipule para tirar fotos ou encostar de curiosidade. Peça que não gritem perto dele. Procure manter as pessoas a uma distância razoável para que o golfinho não fique estressado.

>> Ao chegarem os agentes ambientais , contribua com o máximo de informações que puder, desde o primeiro momento em que você avistou o animal (comportamento do animal antes de encalhar, se conseguia nadar ou manter a flutuabilidade, se algum banhista perturbou ou tocou o animal, quanto tempo está encalhado na areia…).

Tomando essas medidas, você aumenta as suas chances de sobrevivência e colabora com o instituto responsável na tentativa de reabilitação.

By:Jack Araújo

Anúncios
Explore posts in the same categories: Biologia Marinha

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: