Os 20 anos de Projeto Golfinho Rotador

No mês de março foram comemorados os 20 anos do Projeto Golfinho Rotador, entre os dias 25 e 26 em Fernando de Noronha, com a inauguração da Sede do Centro Golfinho Rotador – construído com a utilização de materiais certificados e reciclados – e lançamento do livro, do documentário e da exposição fotográfica “Os Golfinhos de Noronha”.

A alta freqüência de golfinhos-rotadores, a falta de conhecimento sobre esses animais e a preocupação com o crescimento desordenado do turismo náutico em Fernando de Noronha levaram à criação do Projeto Golfinho Rotador em 26 de março de 1990.

O projeto é resultante da parceria entre o Centro Mamífero Aquáticos, um centro de fauna especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e o Centro Golfinho Rotador, uma organização não governamental socioambiental de Fernando de Noronha. Desde 2001, o projeto é patrocinado pela Petrobras.

A missão do Projeto Golfinho Rotador é desenvolver ações de pesquisa, educação ambiental e envolvimento comunitário, buscando a conservação dos golfinhos-rotadores, de Fernando de Noronha e da biodiversidade marinha.

Nos seus 20 anos, o Projeto Golfinho Rotador apresentou vários resultados positivos para os rotadores, para a população noronhense, para os visitantes e para a comunidade científica. O projeto executa suas ações por meio de três programas: pesquisa, educação ambiental e envolvimento comunitário.

  O rotador é um golfinho oceânico e tropical que vive em agrupamentos de três a mais de dois mil indivíduos. É a terceira espécie de golfinho mais abundante do mundo e tem o nome popular de golfinho-rotador em função de seu comportamento de saltar fora d’água e realizar até sete rotações em torno do próprio eixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A probabilidade de se encontrar golfinhos em Fernando de Noronha é a mesma desde 1990, demonstrando que os esforços de conservação do IBAMA, do ICMBio e do Projeto Golfinho Rotador têm dado certo, apesar de já começarmos a ver algumas alterações quanto ao tempo de permanência dos rotadores na Baía dos Golfinhos.

Fonte:Golfinho Rotador

By:Jack Araújo

Anúncios
Explore posts in the same categories: Notícias

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: