Os Biomas

Em ecologia chama-se bioma a uma comunidade biológica, ou seja, fauna e flora e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar.

Área biótica é uma área geográfica ocupada por um bioma, ou seja, regiões com um mesmo tipo de clima e vegetação. Entretanto, um bioma pode ter uma ou mais vegetações predominantes.

Apesar de poderem apresentar diferentes animais e plantas, sabe-se que há muitas semelhanças entre as paisagens dos mais diferentes continentes, isso ocorre devido à influência do macroclima (tipo de solo, condição do substrato e outros fatores físicos).

Os cinco tipos mais importantes de biomas são: aquático, desértico, florestal, de vegetação rasteira e tundra (vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de degelo das regiões de clima polar).

Entretanto, alguns vão um pouco mais longe nesta classificação. Segundo estes, só no Brasil há seis diferentes tipos de biomas, sendo eles: Floresta Amazônica, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Zonas Costeiras. Contando tamém com os Campos do Sul e com as Zonas de Transição.

Há também uma classificação para os biomas aquáticos, que são divididos em biomas de água doce e marinhos.

Definições Elementares.

Biótipo: O solo, as águas, o ar, a luz solar.

Área biótica ou biótopo é a base onde estão assentados os seres vivos, é o chão, é o solo, são as águas, é o ar do ambiente. O biótipo significa o conjunto dos fatores do meio ambiente que não têm vida tais como a areia, as rochas, a argila, os minerais, as substâncias inorgânicas, o ar, a energia do ambiente, os raios, os trovões, os relâmpagos, o calor, a radioatividade, a luz solar, a energia de uma forma geral compõe o biótipo.

Biocenose: A fauna e a flora, os micróbios, os seres vivos em geral.

Os seres vivos são a biocenose o conjunto de comunidades formadas pelas populações dos organismos das espécies de seres vivos interagindo entre sí.

Ecossistema: O conjunto formado pela biocenose e pelo biótipo.

Ao conjunto biocenose interagindo com o biótopo damos o nome de ecossistema.

Bioma

Um conjunto de ecossistemas constitui um bioma.

Biosfera

O conjunto de todos os biomas da Terra, constitui a biosfera da Terra.

Comunidades subclímax e comunidades clímax:

Biomas florestais que foram degradados por desmatamentos e queimadas e que ficaram com o biótopo desabitado, começam um difícil processo de reabilitação desenvolvendo gramíneas, vegetação rasteira chamada de vegetação pioneira, depois com o passar de muitos anos nessa vegetação rasteira começam a se desenvolver gramíneas mais altas, aparecem os primeiros arbustos e nessa fase essa comunidade vegetal pode ser chamada de “comunidade subclímax”. Essa vegetação arbustiva vai se desenvolvendo ao longo de muitas décadas, aparecem árvores de porte médio e, quando o bioma atinge o máximo de seu desenvolvimento passa a ser chamado de comunidade clímax.

Classificação dos biomas

Existem três tipos de biociclos: epinociclo, talassociclo e limnociclo.

  • Epinociclo

O epinociclo é o biociclo terrestre. É o conjunto dos seres vivos que vivem sobre terra firme e apresenta quatro biócoros bem distintos: as florestas, as savanas, os campos e os desertos.

Exemplo de:

  1. Biócora de floresta: Bioma da Floresta Amazônica; Bioma da Mata Atlântica; Bioma da Taiga.
  2. Biócora de savana: Bioma Cerrado a savana do centro-oeste brasileiro;  Bioma Caatinga a savana seca do nordeste brasileiro; Bioma Pantanal a savana alagada do centro-oeste brasileiro; Bioma Serengueti nas savanas da África.
  3. Biócoro de campo: Bioma Pampas gaúcho no sul do Brasil; Bioma pradarias; Bioma estepes.
  4. Biócoro de deserto: Bioma Deserto do Saara;Bioma Deserto da Líbia; Bioma Deserto da Arábia; Bioma Deserto de Calaári.
  • Talassociclo

O talassociclo é o biociclo marinho. É o conjunto dos seres vivos que vivem em água salgada representados pelo plâncton, nécton e benton. O plâncton são seres microscópicos, tanto como o fitoplâncton quanto o zooplâncton; o nécton são os seres vivos macroscópicos que nadam livremente como, por exemplo, os peixes, os golfinhos etc. O benton são os seres vivos que passam a maior parte do tempo parados afixados nas rochas ou enterrados na areia do fundo dos mares e oceanos como, por exemplo, corais, ostras, mariscos etc. O talassociclo apresenta três biócoros distintos:

  • Biócoro da zona nerítica, que vai da superfície a até 200 metros de profundidade;

Exemplo: Bioma nerítico do arquipélago de Fernando de Noronha.

  • Biócoro da zona batial, que vai de 200 a até 2000 metros de profundidade;

Exemplo: Bioma batial do arquipélago de Fernando de Noronha.

  • Biócoro da zona abissal, que vai de 2000 a até o fundo do oceano em profundidades que variam em torno de 11.000 metros abaixo da superfície dos oceanos;

Exemplo: Bioma abissal do arquipélago de Fernando de Noronha.

  • Limnociclo

O limnociclo é o biociclo dulcícola, ou seja, é o conjunto dos seres vivos que vivem em água doce e apresenta dois biócoros distintos:

  • O biócoro das águas lênticas: Águas lênticas são águas paradas como pântanos, brejos, poças d’ água e lagoas de água doce e parada; exemplo bioma da Lagoa da Conceição, na Ilha de Santa Catarina, bioma da lagoa da Messejana etc.
  • O biócoro das águas lóticas: Águas lóticas são águas correntes como riachos, ribeirões, rios e lagos de água doce e corrente; exemplo ‘bioma do Rio Amazonas, bioma do Rio Tietê etc.

Para informações mais detalhadas  sobre os Biomas Brasileiros visitem o site: http://www.wwf.org.br/

Fonte: Wikipédia, WWF Brasil e Suapesquisa.com

Post by Zirah Farias.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Ecologia

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: