Análise da variação cromática em Xenodon Merremii (WAGLER, 1824)

A APA (Área de Proteção Ambiental)  “Delta do Parnaíba” corresponde ao único e maior delta das Américas que desemborca suas águas em mar aberto, e é uma área de grande significado biológico, principalmente pela sua rica e biodiversidade ainda pouco estudada (IBAMA, 2002). Dentre sua vasta biodiversidade é possível encontrar uma espécie de serpente denominada Xenodon Merremii ou vulgarmente chamada de Boipeva, que tem um característica curiosa. Ela apresenta uma variação no seu padrão de cor: varia de pardo amarelado e avermelhado , algumas têm características miméticas com Bothrops e também apresenta coloração  melânica.

X. Merremii com coloração parda dourada, muito semelhante à vegetação cerrado da região, que possivelmente o ajudaria na sua atividade predatória e em mecanismos de defesa.

Além da coloração pardo amarelado, é possível encontrar espécimes que têm características miméticas com Bothrops ou a vulgarmente conhecida Jararaca.

X. Merremii mimética com Bothrops, conhecida vulgarmente como Jararaca na região de Parnaíba, cobra esta peçonhenta, facilmente encontrada em campos de cerrado.

E finalizando há um espécime que apresenta coloração melânica.

X. Merremii com coloração melânica, característica essa seria uma possível vantagem desses animais porque absorvem mais calor, consequentemente possuem um metabolismo mais acelerado e digerem seus alimentos mais rapidamente.

Sabe-se que variação cromática em espécimes de X. Merremii é presente, no entanto estudos que expliquem o porquê dessa tão curiosa variação em uma mesma espécie, em termos genéticos e bioquímicos  são inexistentes até o momento.

Fonte: ARAÚJO, K. C. ; BARBOSA, E. C. ; NASCIMENTO, T. S.

By Kássio de Castro

Explore posts in the same categories: Ecologia, Herpetologia, Zoologia

Tags: , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: